Buscar em:

Hospital Maicé

HISTÓRIA





CONGREGAÇÃO DOS SANTOS ANJOS – ASSOCIAÇÃO FRANCO BRASILEIRA
HOSPITAL MAICÉ



A congregação dos Santos Anjos teve como berço a pequena cidade francesa de Lons-le-Saunier, no ano de 1831.

Sua fundadora MADRE MARIA SÃO MIGUEL POUX, foi incansável em sua dedicação junto aos doentes.

As primeiras Irmãs da Congregação dos Santos Anjos chegaram ao Brasil em 22 de maio de 1893 estabelecendo-se na cidade do Rio de Janeiro, onde ainda hoje está localizada a Administração Geral da Congregação.

Atualmente a Associação desenvolve suas atividades na França e no Brasil atuando nas áreas de Educação, Saúde, assistência Social e Formação Religiosa, fundamentada na Missão de SERVIR E AMAR tendo como carisma “A PRESENÇA DE DEUS NO SERVIÇO À VIDA, POR AMOR”.

Na área da Saúde a Congregação mantém somente o Hospital Maicé, localizado no Meio Oeste de Santa Catarina no município de Caçador, e há 35 anos vem prestando serviços à comunidade Caçadorense e região.

Hoje é considerado um hospital geral, inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES sob número 2301830, atualmente com capacidade instalada de 124 leitos, e mais 20 leitos complementares na Unidade de Terapia Intensiva.


Colaboradores
Atualmente o Hospital Maicé conta com aproximadamente 350 colaboradores, estes divididos em diversos setores: Equipe de Enfermagem, Administrativo, Setores de Apoio (Nutrição e dietética, lavanderia, higienização), Serviço de Assistência multiprofissional (Psicologia, Serviço Social, Nutricionista, Fisioterapia), todos envolvidos em prestar excelente comodidade e atendimento aos nossos pacientes.


O nome Maicé é originário do Tupi Guarani e significa “FAZER AMIGOS-AMIZADE”, o hospital surgiu da necessidade de aumentar o número de leitos hospitalares em caçador.

No ano de 1975 profissionais médicos, administradores, líderes e empresários procuraram a presidente da Congregação Irmã Maria Emília de Mello Calheiros que se encontrava em visita à comunidade do Hospital de Rio das Antas, sugerindo que as Irmãs da congregação dos Santos Anjos estivessem fundando e mantendo no município de Caçador mais um hospital, ampliando assim o setor de saúde.

Após longos estudos e reflexões, foi aceita a idéia pelo Conselho Geral da época na Congregação.

Com a doação do terreno pela família Barpp (José e Itália), deu-se início à obra que foi financiada pela Caixa Econômica Federal através do F.A.S..

Foi também marcante a colaboração que muitas empresas de Caçador deram a este empreendimento audacioso.

A inauguração do Hospital se deu no dia 21 de fevereiro de 1979, e desde então, está disponibilizando sua estrutura física e funcional para atendimento na área da saúde, assumindo com responsabilidade a promoção do desenvolvimento social como um todo, com base nas características particulares da região e do contexto socioeconômico no qual se insere, protagonizando assim a concretização de um serviço de qualidade.

Nos serviços prestados dispensa mais de 60% ao Sistema Único de Saúde – SUS, atendendo também outros convênios e particulares.