Buscar em:

Hospital Maicé

INSTITUCIONAL


APRESENTAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN

“na vida, somos todos Semeadores. Ninguém vive sem Semear, seja o Bem, seja o mal... Felizes são aqueles que, por onde passam, deixam Sementes de ZELO, SIMPLICIDADE, HUMILDADE.”


O Hospital Maicé, cujo nome significa fazer amigos, ou amizade na língua tupi guarani, nasceu do desejo e necessidade de ampliar a oferta de serviços de saúde para a Comunidade local e região e que foi acolhido a abraçado pelas Irmãs da Congregação dos Santos Anjos, nome civil Associação Franco Brasileira, sendo inaugurado no dia 21 de fevereiro de 1979. O terreno foi doado pela Família Barpp, a obra financiada na Caixa Econômica Federal pela Congregação e ajuda de Empresas e Pessoas da Comunidade local, tornando o sonho realidade.

Desde sua inauguração, o Hospital Maicé, quase sempre, contou com a ajuda financeira da Congregação, pois as Irmãs assumiram este serviço como uma Missão, realizando assim o Carisma de, como Anjos, “ser presença de Deus no Serviço à vida, por amor”. Porém, o déficit financeiro ganhou tamanho volume, não sendo mais suportado pela mantenedora, levando a uma crise profunda, com a possibilidade de encerrar a obra como aconteceram com outros hospitais da Congregação, por irresponsabilidade dos Poderes Públicos inertes, procrastinando a situação, levando ao caos os serviços de saúde.

Como a Providência Divina tem seus caminhos que a razão desconhece, uma semente de Esperança surgiu quando a situação foi apresentada para o Governo Municipal naquele ano de 2013, e ele, inspirado convidou o Presidente da ACIC – Caçador, para compartilhar a tal situação de que o Maicé “estava em coma profundo”, com pouca possibilidade de se recuperar. Esta angústia e Semente de Esperança foram lançadas no coração, primeiro de alguns Empresários, depois, em muitas outras pessoas, com a decisão de criar um Conselho formado por Entidades da Comunidade. A ACIC foi, com certeza, o solo fecundo que permitiu o nascimento desta Semente chamada Conselho Consultivo.

A partir do nascimento do Conselho que teve total apoio das Irmãs da Congregação dos Santos Anjos, o Hospital Maicé começou apresentar sinais de melhoras e com possibilidades de recuperação. Sementes do BEM começaram a ser semeadas em centenas de atividades em prol do hospital, pelos assim denominados Amigos e Amigas do Maicé.
Dentre estas centenas de atividades focadas na busca de recursos financeiros, também surgiram atividades preocupadas com a humanização, a qualidade do atendimento, a satisfação do cliente interno ( funcionários, médicos e outros profissionais) e externo ( pacientes e familiares) que trouxeram resultados positivos mas sem conseguir envolver todos num único Propósito: Salvar e recuperar o Hospital Maicé.

Em agosto de 2017, aprovado pela Direção do Hospital e Conselho Consultivo, patrocinado pelo Sistema FIESC/SENAI/SC, mediante os facilitadores Carlos e Alexandre, iniciou-se a provocação para um novo jeito de pensar e agir, com foco, criatividade, determinação, desafiando a todos a desenvolver o pensamento LEAN (enxuto), que é uma Filosofia de Gestão focada na redução de desperdícios e melhoria contínua. Filosofia esta desenvolvida nas indústrias, com excelentes resultados e que poderão ser implantadas também na área de serviços, como hospitais.

O foco do LEAN na área de saúde está centrado no paciente, no valor que o mesmo percebe quando aqui está aos nossos cuidados. Nosso foco está na concretização da perfeição no atendimento à saúde dos pacientes mediante a utilização de metas “CEM”:
• 100% de humanização
• 100% de comprometimento
• 100% de desenvolvimento humano
• 100% de trabalho em equipe
• 100% de sustentabilidade
• 100% de responsabilidade

Desde agosto, nos reunimos mensalmente por meio de uma Equipe de Aprendizagem que foi constituída, cujo objetivo, neste primeiro ciclo foi avaliar e reconstruir as Diretrizes para o Hospital Maicé. Estas Diretrizes foram apresentadas e validadas em reunião ampliada, no dia 06 de setembro p.p., com a presença dos Diretores e Facilitadores do SENAI, Direção do Hospital, Irmãs da Comunidade, Membros do Conselho Consultivo, Equipe de Aprendizagem e Coordenadores de Equipes e/ou Serviços.
Agora, como uma semente recém-nascida, um broto revestido de Esperança, Determinação, Sabedoria, apresentamos para todos vocês as Diretrizes do Maicé, o Hospital do Bem:

Visão: Atendimento perfeito com sustentabilidade
Missão: Salvar vidas é nossa prioridade
Valores: Humildade, simplicidade e Zelo

Convocamos todos – Funcionários, Médicos e outros Profissionais - para que, juntos, passamos memorizar, ou seja, fazer memoria com o coração destas Diretrizes para que possamos atingir nossas Prioridades:

Aumentar a Receita
Reduzir Custos;
Aumentar o Fluxo de Caixa
Respeitar as Pessoas


Também sentimos a necessidade de constituir um objetivo envolvendo o tema Voluntariado, pois muitas e muitas são as pessoas, Instituições, Empresas, Entidades envolvidas com a causa do Hospital.

Sejamos todos bem vindos a este novo jeito de pensar e agir para que, juntos sejamos a diferença na pratica do BEM.

Contamos com as Bênçãos de Deus, a proteção dos Anjos e a adesão de cada um.